Os melhores miradouros do Douro | Portugal

Onde ir, para ter vistas e panorâmicas deslumbrantes sobre o rio Douro, e toda a região vinhateira. Seguindo a Rota dos Miradouros poderá descobrir as mais belas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial. As vinhas, o rio, as serras, adquirem uma beleza singular quando vislumbrados desde um dos miradouros propostos.

Créditos – Clube Montanhismo da Guarda

Perto da Régua, encontramos uma ermida com vistas fantásticas sobre o Rio Douro. Este é um dos mais belos miradouros do Douro.

Créditos – TimeOut Porto

Um dos mais belos miradouros do Douro, sobre o rio Douro. Facilmente atingível a partir do Pinhão, do qual dista cerca de 5 km, o miradouro tem vistas fantásticas sobre o rio e sobre o vale do Douro.

Créditos – Nelson Almeida

Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira situa-se na margem esquerda do Douro. Daqui, uma belissíma vista sobre o Rio e a Barragem da Valeira é de cortar a respiração.

A cerca de 493 metro de altitude, o local é também sinónimo de peregrinação, albergando o santuário de São Salvador do Mundo.

https://bucketlistportugal.com/
Créditos – https://bucketlistportugal.com/

Situado a cerca de 2km da vila de Freixo de Espada à Cinta, perto de Poiares, na região Norte de Portugal, o Miradouro de Penedo Durão situa-se na margem direita do rio Douro, num local abençoado pela natureza, de onde se tem um panorama maravilhoso.

Créditos – portoenorte

Situa-se em Fontelo, no monte de São Domingos, a 758 metros de altitude e é talvez o mais espectacular em toda a região do Douro.
Daqui se contempla o espectáculo que é o rio Douro com o casario branco das quintas.
Do monte de S. Domingos, em Fontelo, pode apreciar-se um soberbo quadro da paisagem duriense.
Este miradouro é um dos que oferece as melhores vistas sobre o Douro e as quintas que enquadram o rio de ambos os lados.
Daqui avista-se ainda a imponente serra do Marão, porta de entrada na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Num plano mais próximo vê-se o Peso da Régua, a serra das Meadas e a cidade de Lamego.
Neste monte existe também um parque de campismo.”

 

 

Com vistas privilegiadas sobre a Régua e as suas pontes, um olhar mais atento permite descobrir o miradouro de São Domingos, na margem oposta, a barragem de Bagaúste.

 

[​IMG]
Overlook of Santo António – Peso da Régua. Douro Valley, 21-08-2015
 by JoãoP74, on Flickr

 

Ao subir, a paisagem contemplada é deslumbrante e aí se compreende Miguel Torga quando ao que a vista alcança chamou “doce mar de mosto”. O miradouro do alto de Santo António é uma varanda sobre a Régua, de onde pode apreciar a imponência da paisagem, com marcada presença do que melhor distingue a cidade: a magnificência dos socalcos e o traço preponderante do rio Douro.

 

 

Outros Miradouros a visitar

Miradouro de Arnozelo – Numão, Vila Nova de Foz Côa

Miradouro da Boavista – Lamego

Miradouro da Misarela – Armamar

Miradouro da Nossa Senhora das Neves – São João da Pesqueira

Miradouro de Nossa Senhora da Piedade – Alijó

Miradouro de Nossa Senhora de Fátima – Tabuaço

Miradouro de Santa Bárbara – Mós, Vila Nova de Foz Côa

Miradouro da Rota do Douro – Carrazeda de Ansiães

Miradouro de São Domingos – Armamar

Miradouro de São Silvestre – Mesão Frio