';

Information

Nestled between the picturesque curves of the Atlantic and the historical charms that unfold throughout its cities and villages, Portugal stands out as an exceptional tourism destination. The country, deeply rooted in a rich heritage and driven by warm hospitality, offers a tourism experience that exceeds expectations, captivating visitors with a touch of elegance and authenticity.

Powered by GetYourGuide
 
 

Itinerários

Este longo itinerário, que pode ser feito a pé, de BTT ou a cavalo, permite conhecer a parte norte do Parque Natural do Douro Internacional. Inicialmente, acompanha para montante o "canhão" fluvial do rio Douro até São João das Arribas. Daí, regressa a Miranda do Douro, por caminhos mais afastados do vale do rio e numa paisagem planáltica.

Castelo de Miranda do Douro

O castelo de Miranda do Douro terá começado a ser construído em 1294, no reinado de D. Dinis, por altura da fundação da nova vila (1286), no extremo noroeste da vila, a que se associava uma cerca urbana, de planta retangular, destinada a proteger a povoação. O acesso à vila era feito pelas suas duas portas, flanqueadas por duas torres quadrangulares. A porta principal estava associada a uma das torres e era em forma de cotovelo, atributo da arquitetura militar do século XIV.

Albufeira de Sta. Maria de Aguiar

A albufeira de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, é um plano de água com cerca de 100 ha, considerada a zona húmida mais importante do interior norte de Portugal para as aves aquáticas, com destaque para o mergulhão-de-crista, o mergulhão-pequeno, a garça-real e a cegonha-branca.

Parque Natural do Douro Internacional

O troço fronteiriço do rio Douro corresponde ao vale profundo, encaixado e de margens escarpadas, que separa Portugal de Espanha. O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), com 86.834,82 ha, abrange uma extensa superfície adjacente ao rio, sendo a vegetação dominada pela azinheira (Quercus rotundifolia, localmente conhecida por carrasco), destacando-se ainda a presença de bosques de zimbro (Juniperus oxycedrus), sobreirais (Q. suber ) e manchas de carvalho-negral (Q. pyrenaica).

O Douro internacional é uma área fundamental para a conservação da avifauna uma das zonas mais importantes no contexto nacional e mesmo ibérico. Com efeito, as aves são o grupo de fauna com maior representatividade nesta área, quer pela elevada diversidade quer pela ocorrência de várias espécies ameaçadas, que guardam aqui uma importante parcela das suas populações nidificantes a nível nacional e ibérico. Destaque para as aves rupícolas (i. e. aves que vivem / nidificam em zonas rochosas), nomeadamente grandes aves como o abutre-do-egipto (Neophron percnopterus) e a águia-de-bonelli (Aquila fasciata) que por aqui se refugiaram.

Baixa densidade populacional, sendo a agricultura e a pecuária as principais atividades económicas. Curiosos pombais, que forneciam adubo e alimento, pautam uma paisagem severa que adquire expressão dramática nas arribas do Douro. O mirandês, desde 1999 reconhecido como 2ª língua oficial de Portugal, é mais uma das surpresas que o extremo nordeste nos reserva. Na margem espanhola, o Parque Natural Arribes del Duero, com uma superfície de aproximadamente 106.105 ha, complementa a proteção da natureza desta zona fronteiriça.