Museu do Douro como museu de território tem por missão a representação do património natural e cultural da Região Demarcada do Douro, consagrada com o estatuto de Património Mundial pela UNESCO como paisagem cultural, evolutiva e viva.

 

O edifício sede do Museu do Douro situa-se na cidade de Peso da Régua, resultado da reabilitação de um dos edifícios mais emblemáticos da história da Região Demarcada do Douro do século XVIII, a Casa da Companhia, inaugurado a 20 de Dezembro de 2008. Conjugando tradição e modernidade, assume-se como um espaço coletivo de memória e identidade da região vinhateira, em constante diálogo com o presente, e simultaneamente, como instrumento de valorização das atividades associadas à vitivinicultura, ao turismo cultural e ao enoturismo.

É constituído por um espaço central – Área de Exposições – onde está situada a exposição permanente “Douro: Matéria e Espírito”.
Na envolvente deste espaço expositivo situa-se o Restaurante «A Companhia», a Loja, o Centro de Informação (Arquivo e Biblioteca) a Sala de Leitura, o Centro de Conservação e Restauro, o Wine Bar e Esplanada no Jardim com vista para o rio Douro.

No espaço contíguo encontra-se outro edifício de arquitetura moderna revestido com painéis de xisto preto, onde está situado o Serviço Educativo.